Título Original: Thirteen reasons why
  ISBN: 9788508126651
  Autor: Jay Asher
  Tradutor: José Augusto Lemos
  Ano de lançamento: 2009
  Editora: Ática
  Número de páginas: 256

 Sinopse:  Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Sinopse retirada do: Skoob






A história começa quando Clay chega da escola e encontra um pacote na porta de sua casa. O conteúdo: Uma caixa de sapatos com 7 fitas cassete, cada uma com um número grafado em cor azul, dos dois lados da fita, totalizando 13 números, dois em cada fita. Ou seja, cada lado da fita tem um número. Além das fitas, existe também um mapa que foi deixado no armário de todos para que soubessem que a fita não fora enviada a eles por engano.

Movido pela curiosidade, Clay procura um antigo rádio toca-fitas e começa a escutá-las. E grande é sua surpresa ao ouvir a voz de Hannah ecoar pelo rádio, sua antiga colega de escola que se matara algumas semanas antes, e por quem nutria sentimentos amorosos.

O livro nos mostra a jornada de Clay enquanto escuta a história de Hannah, ouvindo seus relatos e seguindo as estrelas deixadas por ela no mapa.

O livro é narrado pelos dois, simultaneamente. A medida que vamos lendo a história da Hannah, recebemos a resposta do Clay para aquele momento. Ou seja, temos dois narradores. E para ser franca, eu achei essa ideia genial, pois conhecemos os dois pontos de vista ao mesmo tempo, não temos que esperar Hannah terminar o seu relato para termos a opinião de Clay.

A diagramação também está perfeita. Em vez de títulos dos capítulos, temos o lado da fita em que se encontra a narração da Hannah. Por exemplo: Em vez de capítulo 01, temos Fita 01 lado A e assim até chegar a 7ª fita, lado A.

Algo que me incomodou um pouco foram os personagens secundários. Foram pouco descritos, então tive dificuldades para visualizá-los. Fora isso, a leitura flui bem, tirando a visão borrada pelas lágrimas. É difícil desgrudar desse livro enquanto não termina e leitura, e quando chega ao final você fica refletindo por horas. Mas no meu caso, foram dias.

As lições aprendidas neste livro são valiosas. Faz-nos pensar a respeito de pequenas atitudes ou palavras que podem ferir as pessoas, ao combate do bullying, e nos faz querer ser pessoas melhores.

Enfim, recomendo a leitura a todos que gostam de livros fortes e com uma temática delicada, afinal pouco ouvimos falar a respeito do suicídio e este tabu deve ser quebrado.



Classificação:




13 Comentários

  1. muito bom,já ta na lista de compras
    qual a frequência das postagems?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super recomendo. É um dos meus livros favoritos.
      Então, quase todo dia são feitas postagens, com exceção dos domingos e de uma terça quinzenal.
      Mas pode ser que tenhamos posts ainda esses dias.
      Então, será atualizado quase que diariamente.

      Excluir
  2. Adorei sua resenha... Ja estava na lista de possíveis compras, agora que li com toda a certeza vou comprar o livro...
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu super recomendo. É um excelente livro e você não vai se arrepender.
      :)

      Excluir
  3. Já queria ler agora estou mais ansiosa kkk Adorei sua resenha e espero poder ler esse livro logo. bjs *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um excelente livro e eu super recomendo a todo mundo.

      Excluir
  4. Já estava na minha lista do skoob... só pela sinopse e capa (que amei). Depois da sua resenha, está na minha lista de compras urgente!!!! :D

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia esse ivro, vou adicionar para comprar depois!Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro esse livro ♥♥ por aborda temas atuais.. Dramas reais, apesar de ter algumas ressalvas senti um turbilhão de sensações ao ler.. senti raiva da protagonista por ela se deixar levar tanto pelo que as pessoas falavam e deixar isso afeta-la de tal maneira.. porém me fez refletir muito, tem tantas Hannas por ai precisando apenas ser notadas, precisando de alguém que mostre pra elas que ela tem seu lugar que são importantes, e Hanna não foi forte como esperei , ela era apenas uma garota apavorada sem saber se lidar com as situações , a gente precisa enxergar as pessoas, não menosprezar ninguém, entendo os motivos dela mais questiono ao mesmo tempo, achei que não era pra tanto! Beeijinhoos Naty ♥

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é muito bom e deveria ser adotado nas escola para os adolescentes entenderem que bullyng tem consequências!
    Xero!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da forma como você fala do livro. Já está na minha lista.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)